Benzeduras

Benzer é uma prática muito antiga e tiro e queda para espantar as mas energias. É sinônimo de abençoar, rezar ou purificar o corpo de uma pessoa, direcionando boas energias a ela. Na hora do benzimento, costuma-se usar terços, incensos, óleo, água benta ou sal grosso.

A benzedura é uma das práticas mais antigas da humanidade e não tem segredo! Benzer é o mesmo que rezar por outra pessoa, pedir proteção para ela. Em geral, isso é feito por uma benzedeira ou benzedor, pessoas que possuem o dom de conseguir a intercessão dos santos, anjos, espíritos e outras entidades divinas. Mas desde que se tenha uma fé verdadeira e se faça as orações com a devida devoção e confiança, qualquer pessoa pode fazer uma benzedura. Na maioria das vezes ela é feita para espantar o mau-olhado, quebranto ou simplesmente proteger uma pessoa querida contra espíritos do mal. Conheça algumas rezas comuns, utilizadas por benzedeiras e benzedores.

O famoso quebranto, ou quebrante, é um tipo de olho-gordo poderoso, daqueles que deixam a vítima doente de verdade. As crianças costumam sofrer mais com esse mal, mas gente grande também entra na dança. Sabe aquelas pessoas mal-intencionadas que veem o filho de alguém forte, saudável e bonito e ficam com inveja? Ou então ficam com aquela dor de cotovelo quando percebem que alguém está se dando bem? Pois é, essa energia negativa pode fazer você ou o inocente perder as forças. Aí, só mesmo com muita reza e mandinga para afastar o mal.

 

BENÇÃO PARA CRIANÇAS: Antes de começar o benzimento, lave as mãos com sabonete e  passe um perfume de sua preferência pelo corpo. Em seguida, esfregue três gotas de óleo de oliva nas mãos. Então, coloque a sua mão direita sobre o coração da criança e diga com fé: “Nosso Senhor Jesus Cristo, ajude-me onde ponho a mão. Cristo vive, reina e impera por todos os séculos dos séculos.  Amém.  Pelo poder Divino que tem Nosso Senhor Jesus Cristo, este quebranto vai sair pelos lados, pelas costas, por cima, por trás e pela frente. Pela fé em Nosso Senhor, assim se fará: saindo pela frente, por cima, por trás, por baixo. Amém”

 

BENZIMENTO PARA VOCÊ E A FAMÍLIA: Em uma vasilha funda e com alças, coloque carvão em brasa, cascas de alho e palhas. Com cuidado para não se machucar, passe a fumaça pela sua casa, começando pela cozinha. Não se esqueça de deixar as janelas e as portas abertas. Enquanto isso, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, afastando o quebranto que tem atrapalhado a sua vida. Jogue no lixo tudo o que sobrar na vasilha.

 

BENZIMENTO PROTEÇÃO DE LUZ: Em uma segunda-feira de lua minguante, acenda uma vela prateada e leia com bastante fé o salmo 105. Depois, peça a Deus para afastar os males de sua vida e reze uma Ave-Maria e um Pai-Nosso.

 

BENZEDURA PARA ESPANTAR OLHO GORDO: Ore todos os dias, por uma semana, os salmos 23 e 91, em intenção à pessoa que precisa ser benzida. Peça também para a mãe ou a mulher mais velha da casa dessa pessoa cortar um galho pequeno de pimenteira e com ele fazer o sinal da cruz na região da cabeça, na barriga e nos pés, enquanto reza um Pai-Nosso, primeiro na frente e depois atrás da pessoa. O galho deve ser jogado no lixo, fora do ambiente, para levar as energias negativas embora.

 

BENZEDURA COM ERVA PODEROSA: Pegue um galho de arruda e um copo de água (benta, de preferência) e com a mão direita vá molhando a planta e passando na pessoa, da cabeça aos pés, fazendo o sinal da cruz com a arruda. Enquanto isso, reze assim: “Deus te fez, Deus te criou. Deus tire o mal que no teu corpo entrou. Em louvor de São Pedro e São Paulo, que saia todo mau-olhado, inveja ou feitiçaria. Assim como Deus fez o mar sagrado, assim ele te tire este mau-olhado. Assim como Nosso Senhor foi nascido em Belém, e crucificado em Jerusalém, assim se vá o mal desta criatura se por acaso o tem. Amém” Jogue fora a água e o galho de arruda, em um local fora do ambiente em que foi feita a benzedura.

 

BENZEDURA QUEBRA-FEITIÇOS: Faça a seguinte benzedura: “Aquele que fica firme, com a ajuda de Deus, repousará com segurança na proteção do Senhor. Em Vós porei toda a minha confiança. Foi o Senhor quem me livrou das ciladas do inimigo e das palavras perniciosas. E Ele te defenderá também. Sob tuas asas protetoras, descobrirá a esperança, tua verdade te servirá de escudo e tu não temerás os seres noturnos, nem o mal feito. Mil cairão a minha esquerda e dez mil à minha direita. Vós sois o meu Deus e minha única esperança. Assim seja, amém!”

 

BENZEDURA DE PROTEÇÃO ANTI-INVEJA: Com bastante fé, feche os olhos, pense na pessoa que sofre com a inveja de alguém e faça a seguinte oração: “Vai-te embora da fe que os sete raios do Sol e os sete raios da Lua vão atrás de ti. Que as ondas do mar te levem para onde não haja pão nem vinho, nem bafo de menino. Deus te fez, Deus te criou, Deus te tire o mal que alguém te rogou. Que toda a inveja que sentem por ti volte para quem a lançou” A seguir reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria em louvor a São Cipriano, que protege contra a inveja e os espíritos malignos. Nunca faça uma benzedura pensando em ganhar algo em troca para você mesma(o). A pessoa que vai ser benzida não precisa saber do ritual, quando este é feito a distância.

 

BENZEDURA CONTRA O MAU-OLHADO: “Pegue um rosário e faça à seguinte oração: “Jesus que é o santo nome de Jesus e onde está o santo nome de Jesus não entra mal algum. Eu te benzo criatura, contra todo mau-olhado. Se for na cabeça, a Nossa Senhora da Cabeça. Se for na cara, a Santa Clara. Se for nos braços, a São Marcos. Se for nas costas, à Santa Verônica. Se for no corpo, ao meu senhor Jesus Cristo que tem o poder do todo. Santa Ana deu à Luz a Virgem e, assim como isto é verdade, assim este mau-olhado daqui será tirado e lançado para onde não cantam galos nem galinhas. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, amém” A seguir, reze um Salve-Rainha.

 

BENZEDURA CONTRA O MAU-OLHADO: Pensando na pessoa a ser benzida e segurando um rosário, faça esta oração, nove vezes seguidas, por nove dias: “Minha Santa Ana, que deu à luz minha Virgem Maria, que deu à luz meu Senhor Jesus. Assim como isto é verdade, assim este olhado seja daqui tirado e para as ondas do mar seja lançado. Em louvor da Virgem Maria Maria, amém”

 

Benzedura contra influências do mal: Quem for benzer deve rezar: “Leva o que trouxeste, Deus me benza com a sua santíssima cruz; Deus me defenda dos maus olhos e maus-olhados de todo o mal que me quiser; és tu ferro e eu sou aço; tu és o demônio e eu te embaraço. Pai, Filho e Espírito Santo.”

 

Benzedura espantar o mau-olhado: Quem estiver precisando da bênção deve rezar por uma semana os salmos 23 e 91 e pedir pra a mulher mais velha da sua casa cortar um galho de pimenteira e fazer com ele o sinal da cruz na sua cabeça, barriga e pés, sem encostar, enquanto reza um Pai-Nosso. Depois, deve lavar as mãos e jogar o galho no lixo.

 

Benzedura saúde de ferro: Quem for benzer deve passar, ao redor do corpo da pessoa que está sendo benzida, um galho de alecrim, que deve estar na mão direita, dizendo: “Sagrado Coração de Jesus, espante deste corpo qualquer mal físico e espiritual. Liberte as doenças graves de todos os órgãos e afaste as moléstias da mente, colocando tudo em harmonia”. Então, deve enterrar o alecrim num lugar com grama e rezar três Pais-Nossos e três Credos.

 

Benzedura pedir bênçãos para alguém: Quem for realizar  benzedura deve ir ate uma igreja e pedir para o padre benzer a água. Então, deve molhar um galho de arruda nessa água e passar, em forma de cruz, em uma roupa da pessoa que está precisando. Então, deve acender uma vela azul sobre um pires, com cuidado, oferecendo a todo os anjos da guarda. Reze o salmo 89. Quando terminar de queimar, deve jogar os restos da vela e arruda no lixo e lavar o pires, que pode ser usado normalmente.

 

Benzedura tirar urucubaca: Quem estiver realizando a benzedura deve colocar a mão direita sobre o coração da pessoa que está recebendo a bênção e rezar: “Jesus! (Faça o sinal da cruz). Onde eu puser a mão, ponha Deus a sua santa virtude! Cristo vive, Cristo reina, Cristo que me ilumine e me defenda de todo o mal. Se eu tiver coisas ruins, que Cristo tire pela cabeça. Santa Tereza, pelo lado. Senhora Sant’Ana, pela frente. São Brás, tire por trás. E nosso Senhor, por todo mundo”. Em seguida, o(a) benzedor(eira) deve rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

 

Benzedura para tirar quebranto de criança: Antes de começar o benzimento, lave as mãos com sabonete e passe um perfume de sua preferência pelo corpo. Em seguida, esfregue três gotas de óleo de oliva nas mãos. Então, coloque a sua mão direita sobre o coração da criança e diga: “Nosso Senhor Jesus Cristo, ajude-me onde ponho a mão. Cristo vive, reina e impera por todos os séculos dos séculos. Amém. Pelo poder divino que tem Nosso Senhor Jesus Cristo, este quebranto vai sair pelos lados, pelas costas, por cima, por trás e pela frente. Pela fé em Nosso Senhor, assim se fará: saindo pela frente, por cima, por trás, por baixo. Amém.”

 

Benzedura para mais saúde: Com um terço na mão direita, faça o sinal da cruz e repita-o nas costas da criança (toque com o terço a cabeça, o meio das costas, o ombro esquerdo e o direito). A cada toque, reze a Nossa Senhora: “Virgem Maria, mãe poderosa, derrama sobre essa criança sua luz reparadora. Dá a ela a bênção da saúde! Por Cristo, seu Filho Sagrado”

 

Benzedura contra influências do mal:  “Leva o que trouxeste, Deus me benza com a sua santíssima cruz; Deus me defenda dos maus olhos e maus-olhados de todo o mal que me quiser; és tu ferro e eu sou aço; tu és o demônio e eu te embaraço. Padre, Filho e Espírito Santo.”

 

Benzedura fim das ínguas: “Minha estrela, a minha íngua diz, que viva ela morra vós. Mas eu digo que viva vós e morra ela.”

 

Benzedura para acalmar: “Santa Catarina, vós sois a flor divina. Em sexta-feira da Paixão foste à casa de Adão. Encontraste três  mil homens, bravos como leão. Todos eles abrandaste pela palavra da razão. Assim peço que abrandeis (diga o nome da pessoa) e seu nobre coração.”

 

Benzedura Contra temporais: “Vento ventarão, vento de toda nação. Eu peço que caia no mar sagrado, onde não tenha ninguém. Que desmanche em nome de Deus e da Virgem Maria.”

 

Benzedura contra mal de urina: “Senhor, pelo especial privilégio, outorgado ao beato Libório contra males do cálculo, pedra e urina, façais que (diga o nome da pessoa) se veja livre do mal. Amém.” .

 

Benzedura Família unida: “São José nos una, nos defenda e nos salve da maldade alheia”. Em seguida, ore três Pais-Nossos.

 

Benzedura Má língua: Faça esta reza em frente a um papagaio: “papagaio, meu lôro, eu benzo gente, e também ave, com credo, pedindo prá (nome da pessoa linguaruda), que sua má língua seja encurtada, como é o nosso desejo.”

 

Benzedura sem dor de cabeça: Pegue um ramo de salsa e, fazendo o sinal da cruz, diga: “terra pariu Santúria, Maria ganhou Jesus, assobe só o sereno, para riba daquelas alturas, tirai essa dor de cabeça, dessa pobre criatura.”

 

Benzedura fim do olho gordo: Repita três vezes: “Deus te remiu, Deus te criou, Deus te livre, de quem mal para ti olhou. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Virgem do pranto, tira este quebranto.”

 

Benzedura corpo fechado: “Tens quebranto e mau-olhado. Com dois te puseram, com três te tiro; Eu, com os poderes de Deus e da Virgem Maria.”

Benzedura abençoar: Repetir nove vezes: “fazei Senhor que eu (diga seu nome) encontre como São Pedro e São Paulo o caminho correto a seguir.”

 

Benzedura contra luxações e torcicolos: Tenha na mão uma agulha e, quando for benzer, simule que está costurando: “Eu te coso, carne quebrada, osso rendido, nervo’ torto. Reveja, tudo isso eu coso. Com os poderes de Deus e São virtuoso.”

 

Benzedura para curar azia: Repita com fé três vezes: “Santa Sofia, tinha três fias. Uma cozia, outra bordava, e a outra curava, mal de azia.”

 

Benzedura contra vizinho invejoso: A meia noite em ponto, vá até a frente da casa do vizinho, reze o Credo e depois faça o sinal da cruz enquanto reza: “que ele não tenha ouvido para ouvir. Nem boca para falar. Nem mente para guardar. Em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.”

 

Reza forte: “Cipriano, eu, servo de Deus, a quem amo de todo o meu coração, com meu corpo e minha alma. Pesam-me todos os erros que cometi e que cometem contra vós. Agradeço-vos, senhor, pelas graças adquiridas. Dai-me forças para livrar aqueles que necessitam de mim: da maldade, da doença, da injúria e do sofrimento. Por todos os que vivem e reinam nos céus. Amém”.

 

Benzedura para dinheiro não faltar: (salmo 134): “Eis aqui, bendizei ao Senhor, todos vós, servos do Senhor, que de noite assistis na casa do Senhor. 2 – Erguei as mãos para o santuário, e bendizei ao Senhor. 3 – Desde Sião te abençoe o Senhor, que fez os céus e a Terra.”

 

Benzedura sem vícios: “Afaste Senhor Jesus o espírito maligno que nos leva aos vícios da droga, das bebidas. Coloque Senhor os seus anjos protegendo e libertando os dependentes de qualquer tipo de drogas. Obrigado(a) Jesus!” (Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria).

 

Benzedura para ter o caminho iluminado: “Anjo de Deus, que sois a minha guarda e a quem fui confiado por celestial piedade, iluminai-me, guardai-me, protegei-me, governai-me. Amém!”

 

Benzedura para Anjos protetores: “Junto a todos os vossos santos anjos e arcanjos, tronos e dominações, principados e potências, virtudes, querubins e serafins, louvo ao Senhor para sempre. Amém!”

 

Benzedura para dia abençoado: Inspiram nossas ações, Senhor, e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu início e o seu cumprimento. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

 

Benzedura antes de sair de casa: “Pai nosso pequenino. Me guiai no bom caminho. Deus na minha guia. Os anjos na minha companhia. Livrai- me de todo o mal. E me proteja de noite e de dia. Livrai-me dos inimigos. Credo em cruz, Ave-Maria.”

 

Benzedura para afastar falsidade: Escuta, Senhor, a minha prece e não te afastes de mim jamais. Busca para mim um refúgio na tormenta e no torvelinho. Dissipa as más línguas, as calúnias e as brigas da minha vida. Afasta a discórdia que dia e noite poderão rondar-me. Senhor, venha para meu lado.

 

Benzedura contra espíritos do mal: “Santa cruz do santo Pai Bento Cruz santa, seja a minha luz. Que o dragão não seja o meu chefe. Retira-te, Satã! Jamais aconselhe-me qualquer vaidade; é má a bebida que serves: bebe tu mesmo os teus venenos. Amém.”

 

Benzedura por um serviço abençoado: “Senhor Jesus, com o coração cheio de humildade, quero pedir que tenha piedade dos meus pecados e me ajude a conseguir um emprego. Que esse serviço possa ser abençoado e todos me acolham com bondade. Prepara Senhor, um lugar para que eu possa suprir as minhas necessidades terrenas e também as dos meus entes queridos. Amém.”

 

BENZEDURA PODEROSA: “Deus te remiu, Deus te criou, Deus te livre, de quem mal para ti olhou. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Virgem do pranto, tirai este quebranto.” (Repita três vezes).

 

BENZEDURA FORTE CONTRA QUEBRANTO: “Mal do ar, mal do mar, mal do fogo, mal da lua, mal das estrelas, mal do ponto do meio-dia, mal do ponto da meia noite. Se tiveres com quebranto, mau-olhado, feitiçaria e bruxaria, em nome de Deus e da Virgem Maria, seja tudo levado para as ondas do mar sagrado, onde não canta o galo, nem a galinha e nem tem criancinha chorando e nem cristão batizado.” (Depois reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria) .

 

“BENZEDURA CONTRA MAU OLHADO E QUEBRANTO: Tens quebranto e mau-olhado. Com dois te puseram, com três te tiro; Eu, com os poderes de Deus e da Virgem Maria.”

 

BENZEDURA CONTRA O MAL: “Nossa Senhora defumou o seu amado Filho para bem cheirar, eu também defumo (meu querido – a pessoa em causa) para que todos os males se curem e o bem entrar. Deus encante quem te encantou, dentro deste corpo este mal entrou, assim como o sol nasce na terra e se põe no mar que todos estes males para lá vão passar”.

 

Benzedura Contra temporais: Quem for benzer deve ficar de frente para a pessoa que tem medo e rezar: “Vento ventarão, vento de toda nação. Eu peço que caia no mar sagrado, onde não tenha ninguém. Que desmanche em nome de Deus e da Virgem Maria.

 

Benzedura para fim da pedra no rim: Quem for realizar a benzedura deve rezar: “Senhor, pelo especial privilégio, outorgado ao beato Libório contra males do cálculo, pedra e urina, façais que (diga o nome da pessoa que está sendo benta) se veja livre do mal. Amém.”

 

Benzedura para família unida e longe do mal: Quem for benzer deve rezar: “São José nos una, nos defenda e nos salve da maldade alheia”. Em seguida, o(a) benzedor(eira) deve rezar três

Pais-Nossos.

 

Benzedura Contra luxações e torcicolos: Quem estiver realizando o benzimento deve ter na mão uma agulha e, quando for rezar, fingir que está costurando no ar: “Eu te coso, carne quebrada, osso rendido, nervo torto. Reveja, tudo isso eu coso. Com os poderes de Deus e São Virtuoso.”

 

Benzedura para afastar doença: Quem for benzer deve colocar um lenço na frente da imagem do santo de devoção da pessoa que está recebendo a bênção e rezar: “Santo milagroso, zele por esta saúde”.  Depois, juntos devem rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. A pessoa benzida deve carregar o lenço com ela.

 

Benzedura para fim das ínguas: Quem for benzer deve rezar: “Minha estrela, a minha íngua diz, que viva ela morra vós. Mas eu digo que viva vós e morra ela.”

 

Benzedura para tirar quebranto de filho: A mãe ou pai que estiver precisando da bênção deve lavar bem as mãos e passar um perfume que preferir. O(a) benzedor(eira) deve esfregar três gotas de óleo de oliva nas mãos e colocar a mão direita sobre o coração da criança, dizendo: “Nosso Senhor Jesus Cristo, ajude-me onde ponho a mão. Cristo vive, reina e impera por todos os séculos dos séculos. Pelo poder divino, este quebranto vai sair pelos lados, costas, cima, trás e frente. Pela fé em nosso Senhor, assim se fará: saindo pela frente, por cima, por trás, por baixo. Amém.”

 

Benzedura para criança com mais saúde: Com um terço na mão direita, quem for benzer deve fazer o sinal da cruz com  a criança de costas e rezar: Virgem Maria, Mãe poderosa, derrama sobre essa criança sua luz reparadora. Dá-lhe a bênção da saúde! “Por Cristo, seu Filho sagrado.”

 

Benzedura para acalmar: Quem for benzer deve rezar: “Santa Catarina, vós sois a flor divina. Em sexta-feira da Paixão foste à casa de Adão. Encontraste três mil homens, bravos como leão. Todos eles abrandaram pela palavra da razão. Assim peço que abranjam (diga o nome da pessoa benzida) e seu nobre coração”.

 

Benzedura fim do olho gordo: Que for benzer deve rezar três vezes: “Deus te remiu, Deus te criou, Deus te livre de quem mal te olhou. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Virgem do pranto, tira este quebranto.”

 

Benzedura corpo fechado: A pessoa que estiver realizando a benzedura deve rezar: “Tens quebranto e mau-olhado. Com dois te puseram, com três te tiro; Eu, com os poderes de Deus e da Virgem Maria.”

 

Benzedura tomar as decisões certas: Quem for benzer, deve rezar nove vezes: “Fazei Senhor que (diga o nome da pessoa que está sendo benzida) encontre como São Pedro e São Paulo o caminho correto a seguir.”

 

Benzedura sem dor de cabeça: Quem estiver realizando a benzedura deve pegar um ramo de salsa e, fazendo o sinal da cruz sobre a pessoa benzida, deve dizer: “Terra pariu Santúria, Maria; ganhou Jesus, assobe só o sereno, para riba daquelas alturas, tirai essa dor de cabeça, dessa pobre criatura.”

 

Benzedura afastar gente Iinguaruda: Quem for benzer, deve fazer esta reza em frente a um papagaio, junto com a pessoa que está recebendo a bênção: “Papagaio, meu lôro, eu benzo gente, e também ave, com credo, pedindo para (dizer o nome da pessoa Iinguaruda que está atrapalhando a vida de quem está sendo benzido), que sua má-língua seja encurtada, como é o nosso desejo.”

 

Benzedura Curar azia: Quem for benzer, deve repetir três vezes: “Santa Sofia tinha três fias. Uma cozia, outra bordava, e a outra curava mal de azia.”

 

Benzedura vizinho invejoso: Esta benzedura pode ser realizada pela mesma pessoa que estiver precisando da bênção. Ã meia noite em ponto, vá. até a frente da casa do vizinho, reze o Credo e depois faça o sinal da cruz enquanto reza: “Que ele(a) não tenha ouvido para ouvir. Nem boca para falar. Nem mente para guardar. Em nome de deus e da virgem Maria. Amém.

 

Benzedura acabar com inveja no trabalho: Assista a uma missa ou culto com uma garrafinha de água nas mãos para que ela, assim, receba bênçãos. Todos os dias, quando se arrumar para trabalhar, coloque em cima da sua cama a roupa que você vai usar e benza, fazendo o sinal da cruz com as mãos umedecidas na água. Enquanto faz isso, diga: “sai mau-olhado, entrem energias positivas. Que somente boas pessoas se aproximem e nenhum mal me aconteça”. Sala para trabalhar colocando primeiro o pé direito para fora de casa. Faça este ritual sempre que achar necessário.

 

Benzedura para tirar quebranto: Em uma vasilha, coloque carvão em brasa, cascas de alho e palhas. Com cuidado para não se machucar, passe a fumaça-pela sua casa, começando pela cozinha. Não se esqueça de deixar as janelas e as portas abertas. Enquanto isso, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, afastando, o quebranto que tem atrapalhado a sua vida. Jogue no lixo tudo o que sobrar na vasilha.

 

Benzedura Saúde porreta: Assista a uma missa com um copo de água nas mãos, para que ele receba bênçãos. Durante sete dias, começando por uma segunda-feira, assim que se levantar, molhe três dedos da sua mão direita na água e se benza fazendo o sinal da cruz, enquanto diz: “em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém” Lave e use-lo copo como de costume.

 

Benzedura tirar olho gordo de criança: Lave bem as mãos, pingue três gotas de água benta nelas e esfregue-as bastante. Imponha a sua mão direita sobre a cabeça da criança e diga: “pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo e pela força maternal da Mãe Santíssima, abençoo esta Criança e livro-a das más energias e de toda a influência negativa. Amém”  Reze, em seguida, o Salmo 91.

 

Benzedura para afastar mau-olhado: Coloque a mão direita sobre a cabeça de quem está sendo benzido diga com fé: “Deus é verbo, verbo é Deus, se (dizer o nome da pessoa) tiver olhado, benze- o(a) Deus. Dois olhos olharam mal e três estão para olhar bem, que é o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo. Amém”. Depois, em agradecimento, reze uma Ave-Maria.

 

Benzedura Contra Males do Corpo e do Espírito: Junte, em uma vasilha de alumínio, um ramo de arruda, um punhado de capim-cidreira, um pouco de alecrim do campo e dois pedaços de carvão em brasa. Queime tudo com cuidado, e passe a fumaça perto do seu corpo, do pescoço para baixo. Passeie com a vasilha por sua casa também, começando pela cozinha. Não se esqueça de deixar as janelas e as portas abertas para afastar o mal que pode prejudicar a sua saúde. Em seguida, diga: “com este defumador, evoco as forças do bem e a proteção de santos e anjos para que as enfermidades se afastem de mim e da minha casa. Desejo que sejam afastadas todas as aflições da minha vida e que os caminhos da felicidade sejam abertos para mim”. Depois, jogue os restos no lixo.

 

Benzedura para aliviar dores de estomago: Diariamente, passe a mão sobre o seu estômago e diga, com fé, 3 vezes seguidas: “Santa Sofia tinha 3 fias.Uma cozia, outra bordava, e a outra curava mal de azia”.

 

Benzedura dor de cabeça: Coloque três folhas de mamona na testa de quem está com o problema e diga três vezes: “Jesus Cristo, quando andou no mundo, sentou em uma pedra fria, tirando a dor de cabeça, enxaqueca e maresia”. Reze uma Ave-Maria em seguida e jogue as folhas no lixo.

 

Benzedura  para afastar doenças: Encha um pote de barro com pipoca estourada em azeite de dendê e um copo com vinho tinto. Estenda uma toalha preta, coloque o pote no centro e o copo ao lado dele. Em volta de tudo, espalhe dálias brancas. Sobre alguns pires, acenda sete velas pretas e sete velas brancas, do lado de fora da toalha, formando um círculo. Faça uma prece, diga seu pedido e agradeça a Omulu pela graça que irá alcançar. Apague as velas e jogue no lixo tudo o que usou no ritual, menos os pires, que podem ser reutilizados depois de lavados. Saia do local sem olhar para trás.

 

 

Benzedura  para tirar o QUEBRANTO: Com mão direita sobre o seu coração, diga as seguintes palavras: “Jesus(Faça o Sinal da Cruz). Onde eu puser a mão, ponha Deus a Sua santa virtude! Cristo vive, Cristo reina, Cristo que me ilumine, que me defenda de todo o mal. Se eu tiver coisas ruins, que Cristo tire pela cabeça. Santa Tereza, tire pelo lado. Senhora Sant’ Ana, tire por trás; São Brás, tire por trás. E Nosso Senhor, por todo mundo”. Em seguida, reze 1 Pai Nosso e 1 Ave-Maria.

 

Benzedura  para não ter medo de nada: Segure com a mão direita 1 galho de arruda molhado em água e passe sobre a sua cabeça ou de quem estiver benzendo, dizendo: “Não há medo que me pegue nem me faça susto, porque nunca andei só. Ando com São Bartolomeu. O medo não me alcança e mal nunca me fará Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém” Depois de 1 semana, jogue a arruda no lixo, sem que ninguém veja.