Disciplina Espiritual

disciplinaespiritual_pedro_kupfer

O que é a disciplina dentro da Umbanda?

É a peça fundamental do progresso espiritual.

 

No que ela se constitui?

Constitui-se nos alicerces sobre os quais se pode construir com segurança algo de positivo.

 

O que é ser disciplinado dentro da Umbanda?

Ser disciplinado é a arte que se adquire na prática da força de vontade e da humildade verdadeira. É toda uma educação, todo um programa que, se for levado a sério, dará resultados positivos espirituais e materiais.

 

O que vem a ser autodisciplina?

É o ponto de partida para a ascensão espiritual na Senda da Luz, o princípio do domínio sobre a matéria.

 

O que vem a ser Senda de Luz?

É o caminho traçado pelo Caboclo para que todos os médiuns da organização possam trilhá-lo sem dar um passo em falso.

 

Como se adquire a Senda de Luz?

Ela se adquire na obediência às pequenas coisas, detalhes aparentemente sem importância. O médium Mirim ganha uma vitória sobre si mesmo quando consegue atravessar o vestiário, trocar de roupa e descer para o terreiro sem ter conversado com ouros médiuns. Deu um passinho à frente na Estrada da Luz.

 

E o que é a Escola da Vida?

Na Estrada da Luz existe uma placa onde se Iê: “Não pare na pista”. O médium que quer realmente seguir na Escola do Caboclo entende o imenso significado, porque já ouviu falar que: “Quem perseverar até o final será salvo”.

 

Sobre o assunto “Guias”.

Você que pretende trilhar os caminhos traçados pelo Caboclo, não pode nem pensar em usá-las dentro ou fora do terreiro.

 

Como se caminha na Estrada da Luz sem encontrar nenhum obstáculo?

Como sempre, alguém que se encaminha na Estrada da Luz, que leva à Luz, encontra obstáculos, porque as forças negativas não apreciam ver alguém se afastando delas e escapar às suas presas. Todos sabem que a Guerra da Luz é feita de muitas batalhas, com vitorias e derrotas, mas sem desistência. O guerreiro resiste, luta contra seus inimigos interiores e exteriores, que são o desânimo, a solidão e a desesperança. A estrada é para ser seguida e, caso seja necessário um repouso, descanse e volte à luta, sabendo que se parar, será atropelado. Vejamos o exemplo abaixo: Você chegou ao terreiro e escolheu um determinado lugar. Os comandantes encarregados estão arrumando o local procurando o equilíbrio das forças para obter a melhor corrente possível quando os trabalhos começarem. Neste momento, é preciso mostrar disciplina, pois o comandante pode mudá-lo de lugar. É preciso aceitar tal determinação sem discutir, embora você pretendesse trabalhar em tal lugar com tal médium amigo. Isso não é importante, pois seu Guia trabalhará melhor quando se obedece a ordem de boa vontade. Neste momento você deu mais um passo à frente. Porém, se encontrou pretexto para fazer o que queria ou discutiu com o Comandante, seu Guia encontrará uma aura perturbada, o que dificultara o seu trabalho. Afinal, não se pode esquecer que fazemos caridade, que seu Guia necessita trabalhar e que o mais importante é ser útil. Se demonstrar boa vontade, seus Guias mostrarão boa vontade em ajudá-lo sempre que for necessário.

 

Disciplina?

Se for chamado para “cambonar”, vá de boa vontade, pois isto não é desonra, muito pelo contrario. Nesse momento você estará sendo útil e não está fazendo favor a ninguém. Deve agradecer a Deus pela oportunidade que está tendo em servir e de dar mais um passinho à frente para a luz. Portanto, não se deve desprezar esta oportunidade.

 

Escola da Vida?

Falei em verdadeira humildade. Ela não consiste, absolutamente, em autodepreciação nem em autopromoção. Aquele que anda dizendo a todo o momento e a todos aqueles que têm paciência para ouvi-lo, que é uma pessoa humilde, que consiste no esquecimento de si mesmo, simplesmente não fala de si, nem para se depreciar. Da mesma forma, não se compara aos outros, não se faz de vítima e enfrenta os obstáculos com tranquilidade. Sabe aceitar as dificuldades da vida com coragem e sem revolta, não se furtando às responsabilidades sob o pretexto de que não está à altura. Essa pessoa age simplesmente da melhor maneira possível fazendo o que deve ser feito. Tudo isso pode parecer simples, mas não é. O ideal é conseguir fazê-lo naturalmente, sem esforço.

 

Resumindo: A disciplina na Umbanda começa com a pontualidade, a obediência às ordens no vestiário e no terreiro, prosseguindo no respeito às instruções sobre o uniforme, sobre as guias que não podem ser usadas e sobre consultas, que só podem ser dadas por pessoas autorizadas. Devemos acatar as ordens do orixás na vida espiritual e na vida material. O médium não faz obrigações e, em regra geral, não acende velas. Deve ser correto na vida material em cada dia, porque a honestidade e a idoneidade do médium são sua força e sua maior defesa.

Deixe seu comentário!