Para refletir!

“Bendito aquele que vem, o Rei, em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus!” (Luca319-38). Para rezar: capítulo 19 de Lucas. Em seguida, reze um Pai-Nosso. O momento retratado pelo trecho acima é a entrada de Jesus em Jerusalém. O chão está coberto com palmas e ele é recebido com festividade, pois era considerado um rei pelo povo. Jesus transmitia a mensagem de esperança, de enfrentar as dificuldades.

“Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelo século do século e para sempre.” (sl 145, 2). Para rezar: Salmo 145. Em seguida, reze um Pai-Nosso. Para que Deus aja sobre a sua vida, é preciso que você o aceite e abra seu coração para que Ele possa fazer as transformações em você.

“Saireis com alegria e em paz sereis reconduzidos.” (ls 55,12). Para rezar: capítulo 55 de Isaías. Em seguida, reze um Credo. No momento em que avalia suas atitudes, tenha a coragem necessária para identificar os seus erros. Esse é o primeiro passo. A ideia não é se remoer de culpa e ficar se lamentando, o importante é descobrir o que precisa ser modificado e iniciar essa transformação pela fé.

“Se Deus está conosco, quem estará contra nós” (Rom 8, 31). Para rezar: capítulo 8 de Romanos. Em seguida, reze um Glória ao Pai. Já parou para pensar no que tem feito pelo próximo? Jesus, além de incentivar as atitudes de caridade, pregava o respeito às outras pessoas. Olhe para dentro de você e perceba se essas qualidades estão apenas escondidas ou se estão ajudando a espalhar o bem ao seu redor.

“Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-o a eles dizendo: Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados.” (Mt 26, 27-28). Para rezar: capítulo 26 de Mateus e 22 de Lucas. Em seguida, reze um Glória ao Pai. Essa passagem bíblica mostra como Jesus se entregou por nós. Demonstra a lealdade e o amor dele, pois, ao perceber que o momento dele partir estava se aproximando, reuniu seus discípulos para a Última Ceia.

“Crucifica-o! Crucifica-o!” (Lc 23, 21). Para rezar: capítulo 23 de Lucas. Em seguida, leia o Salmo 22. Jesus defendeu a justiça e questionou as coisas erradas que ocorriam em Jerusalém. Essa atitude incomodou as autoridades religiosas, que se inconformada com o poder que ele tinha diante do povo. O Messias foi perseguido, julgado, condenado, humilhado e torturado. Jesus teve que carregar uma imensa cruz até o Calvário, onde foi crucificado. Ele suporta toda a dor, mas pede a piedade de Deus. “Pai, por que me abandonaste?” O que Deus quer mostrar com isso é a importância da renovação da fé diante dos obstáculos do nosso dia a dia.

“Por que estais dormindo. Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação!” (Lc, 22, 46). Para rezar: capitulo 22 de Lucas. Em seguida, leia o Salmo 61 e reze um Pai-Nosso. É momento de refletir a respeito do amor ao próximo, do respeito, da caridade e do perdão. Esse é o aprendizado que Cristo nos deixou.

“A paz do Senhor esteja convosco.” (Lc 24, 36). Para rezar: capítulo 24 de Lucas. Em seguida, reze um Credo. O sofrimento pela perda de Jesus termina com a notícia trazida por um anjo: “Jesus ressuscitou”. Nesse momento, a fé se renova e a missão de Cristo é consagrada. Ele morreu e voltou por nós. E é justamente isso que não podemos esquecer nenhum dia e, por isso, que devemos procurar melhorar e seguir os ensinamentos dele, diariamente.